quinta-feira, 8 de abril de 2010

Jornal A Palmatória - "Sou de Proença e estudei na melhor escola do país!"

"Sou de Proença e estudei na melhor escola do país!"

Proença-a-Nova é, sem dúvida, um dos concelhos que mais “exporta” alunos para todas as Instituições de Ensino Superior em Portugal.

De facto, a capacidade e a eficácia pedagógica que a Escola Pedro da Fonseca tem tido a formar e a preparar de forma notável os seus alunos para ingressar no Ensino Superior são factores decisivos para que, cerca de meio milhar de proencenses que frequentaram e frequentam este último pantamar académico, sejam sempre os mais bem preparados, e se destaquem nestas escolas.

Mas, a nossa escola não é só de saberes, é também um prolongamento da família, o que faz com que este convívio seja decisivo na formação pessoal saudável de cada um.

Na minha experiência pessoal, a Escola C+S (como era designada na altura) foi decisiva para aquilo que sou e faço hoje. Este meu percurso ficou, por um lado, marcado pelo grupo de bons amigos que era a minha turma, e, por outro, pela dinâmica implementada pela escola e pelos alunos naquilo que eram as actividades curriculares, desportivas e culturais.

Estou a estudar na Universidade da Beira Interior e sou neste momento presidente da sua Associação Acadêmica, sendo eleito no último Encontro Nacional de Direcções Associativas representante dos estudantes de ensino superior no Conselho Consultivo da Juventude. Para este meu percurso pesou, sem dúvida, o facto de ser aluno desta escola de saberes e de vida, bem como toda a dinâmica da altura, em que era exigida uma actividade constante à Associação de Estudantes a que tive o prazer de presidir durante 3 anos.

Esta escola é uma grande familia de pessoas com responsabilidades diferentes. De facto, uns estudam, outros ensinam, outros zelam pelo seu funcionamento, outros pelo estômago desta família, ou seja, um elevado número de afazeres para um só objectivo: Uma boa escola de vida e saberes.

É com orgulho especial que costumo dizer que sou de Proença-a-Nova e que estudei na melhor escola do país.

É todo este espírito que torna esta escola única e demasiado importante, perante aqueles que são os desafios de uma sociedade desorganizada e ausente de valores essenciais.

Parabéns pelos seus 25 anos...... Ah! Muito obrigado por tudo!

Jorge Jacinto

Sem comentários:

Enviar um comentário