quinta-feira, 8 de abril de 2010

Jornal A Palmatória - Por uma escola de Saberes e de Valores

Por uma escola de Saberes e de Valores

“Não será fácil construir esta escola nos dias de hoje, sobretudo se tivermos em conta a sociedade em que vivemos, que cada vez parece apresentar-se com menos valores.

Se já Fernão Lopes nos diz, no seu Prólogo à “Crónica de D. João I” – I Parte, que homens de boa vontade se desviavam da direita estrada e corriam por “semideiros escusos”, podemos concluir que a ausência de valores na nossa sociedade é já fruto da sociedade de outrora. Porém, há que ser diferente e tomar como exemplo este mestre do saber que teve sempre como meta "a verdade sem outra mestura".

Digo tais palavras porque acredito que, só se a sociedade for possuidora de saberes e de valores se poderá construir, no seio desta, uma escola sua semelhante. Não chega a escola ser bela por fora, terá também que ser límpida por dentro; não chega ser local de aprendizagem de saberes e de valores, terá também que ser local de prática dos mesmos. E porquê? Porque serão os alunos de hoje que irão formar a sociedade de amanhã, porque são os valores que hoje aqui aprendemos que amanhã iremos ensinar aos nossos filhos e, talvez, nessa altura, já se possa construir esta escola...

Antes de findar, .... Parabéns EB 2,3/S Pedro da Fonseca!“

Mónica Paula Cardoso

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“Há alguns dias atrás, enquanto lia o nosso jornal escolar “A Palmatória”, chamou-me à atenção a notícia “Na hora do Baptismo dos Caloiros” e uma expressão bem interessante, fazendo, agora minhas as palavras do prof. Daniel Catarino: ”(...) Saibam honrar Proença-a-Nova, saibam dignificar as vossas escolas, saibam ser o orgulho dos vossos mestres e pais, saibam merecer o vosso patrono, o Dr. Pedro da Fonseca, homem de saberes e de valores (... )“.

Tal como era Pedro da Fonseca há uns séculos atrás, também agora nós temos de lhe “seguir as pegadas”.

A Escola é, como todos nós sabemos, um local de aprendizagem, onde o aluno adquire as bases para um dia mais tarde prosseguir na sua carrreira. Também é ponto certo que, para além de todo o lado didáctico, ainda sobra espaço para o aspecto lúdico, factor assaz relevante, não esquecendo tudo quanto concerne à aprendizagem e à formação científica. Como nos sugere o título ”Por uma escola de saberes e de valores”, este é um aspecto pelo qual a nossa escola tem batalhado, batalha e batalhará, por muitos e muitos anos, no sentido de dar aos seus alunos, não só o saber essencial, teórico (“Escola de Saberes”), mas também os valores que estão intimamente ligados com a formação pessoal do aluno e a sua relação dentro da sociedade e para com a sociedade (“Escola de Valores”).

O problema, para mim, reside no facto da “aceitação” desses valores! Cabe, mais uma vez, aos professores desempenhar esse papel, mas também, é certo, que deve haver empenho por parte dos alunos e serem eles próprios os precursores deste ideal, tendo orgulho ao dizerem que foi em Proença que aprenderam a ser PESSOAS para uma sociedade mais equilibrada e unida!“

Inês Simões Farinha

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“Actualmente, a escola é considerada como a segunda casa dos jovens. É nela que passam a maior parte do tempo durante a sua juventude. Sendo assim, a escola tem que ter um papel fundamental na educação dos futuros “governantes” do mundo. Essa educação não deve só abranger os conteúdos dos programas impostos para cada disciplina, mas também certos valores necessários para a vivência em comunidade.

Particularmente, a nossa escola tem sido um exemplo disso. Após vinte e cinco anos da sua abertura ao público, por ela já passaram largas e largas dezenas de jovens que hoje já são “doutores”, professores, enfermeiros, engenheiros. Foi na C+S de Proença que aprenderam a falar diversas línguas, a interpretar fórmulas e também a construir laços de amizade, que talvez nunca vão ter um fim. São valores como a amizade, a ajuda mútua, que vamos interiorizando, muitas vezes, sem darmos conta. Uma escola sem violência, onde todos se conhecem e partilham as suas vivências, sem se esquecerem da parte relacionada com os estudos, pois todos, ou melhor, quase todos têm a mesma ambição: a de serem alguém no futuro.

Tudo isto se encontra na nossa escola e é preciso agradecer a todos os que contribuem e contribuíram para a nossa educação. PARABÉNS ESCOLA!“

Ana Rita C. Bandeiras

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