sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

1.º Encontro dos Alunos, Professores e Funcionários que frequentaram o Colégio de Proença-a-Nova entre 1961 e 2000

DIA 24 ABRIL DE 2010

Inscreva-se enviando os seus dados de contacto para memorias.colegio@gmail.com ou pelo telefone 274 670 000

Organização:

Antigo Colégio Diocesano de Proença-a-Nova


Este espaço foi criado com o intuito de reunir testemunhos, histórias e fotografias relacionadas com o Antigo Colégio de Proença-a-Nova.


Conheça um pouco mais da sua História e deixe o seu testemunho.


História

A ideia da criação do ensino liceal no concelho de Proença a Nova foi lançada no dia 21 de Setembro de 1959 durante uma reunião no Salão Paroquial entre o Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D.Agostinho Lopes de Moura, o Pároco da Freguesia de Proença a Nova, P.e Alfredo Dias, o colaborador da Diocese, P.e António José da Silva Sousa e o grande benemérito de Proença a Nova, Comendador João Martins, entre outros, principais impulsionadores e futuros responsáveis pela construção do Externato Diocesano de Proença a Nova.Dois anos depois, a 7 de Outubro de 1961, as aulas têm início nas instalações provisórias situadas no 1º piso do edifício contíguo à Igreja da Misericórdia, outrora Hospedaria, na Rua Pedro da Fonseca, sob direcção do P.e Alfredo Dias.
Foi lançada a primeira pedra do empreendimento dia 13 de Maio de 1962.
O edifício inicialmente projectado para 150 alunos, foi inaugurado no dia 29 de Agosto de 1965, custou três mil e cem contos e nele passaram a funcionar o 1º e 2º ciclo dos liceus sob direcção do P.e António José da Silva Sousa.
Poucos anos mais tarde começou a funcionar o 3º ciclo dos liceus e o crescimento da população escolar, que aumentou entretanto para 600 alunos, obrigou a reformulações sucessivas de espaços e à posterior construção de um novo bloco de salas. Por Portaria de 5 de Dezembro de 1975 é criada então a escola Preparatória de Proença-a-Nova que abrirá as portas no dia 9 de Fevereiro de 1976 e por Portaria de 31 de Dezembro do mesmo ano é criada a escola Secundária de Proença-a-Nova que abrirá no mesmo local dia 16 de Fevereiro.
No ano lectivo de 1985/86 as duas escolas fundem-se na Escola C+S de Proença-a-Nova e no ano lectivo de 1990/91 ali estudavam já 900 alunos distribuídos por 11 turmas do 2º ciclo, 15 turmas do 3º ciclo e 8 turmas do Ensino Secundário.
A cantina, construída num pavilhão pré-fabricado, entrou em funcionamento no dia 14 de Novembro de 1985.
Consciente da exiguidade das instalações e não pretendendo o Estado adquirir o edifício, o Ministério da Educação inicia o processo para construção de uma Escola tipo T24 com dois blocos de salas, um bloco administrativo e um refeitório, de forma a dar resposta às necessidades do 2º e 3º ciclos, com a assinatura do acordo de colaboração entre a Câmara Municipal e a DREC (Direcção Regional do Centro) no dia 12 de Outubro de 1988.
No dia 11 de Maio de 1989 é feito o anúncio público para a execução da obra e dia 16 de Setembro de 1992, após dois anos de construção com alguns contratempos à mistura, as aulas têm início nas novas instalações. Em 31 de Janeiro de 2001, definitivamente, o Ministério da Educação deixou as instalações do antigo Externato Diocesano de Proença-a-Nova, pertencentes à diocese mas construído com grande empenho, sacrifício e contributo das gentes de Proença-a-Nova.